quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Quem nunca fez biscuit levanta a mão! Massa de Biscuit - Passo a Passo





Taí outra coisa boa de se fazer! Quando faço biscuit me sinto criança novamente brincando de massinha de modelar!! Fico horas imaginando o que posso fazer daquela massinha, e olha que já fiz cada coisa doida !! Hehehe, certa vez fiz o Leonel Messi ( jogador argentino) para dar ao meu irmão de presente...e olha que fiz de uniforme da Argentina e tudo!! Ficou bem legal! Mas esse quadrinho é o meu favorito! Sou eu e meu marido!! É uma caricatura tá gente, acreditem não somos assim!!! kkkk. Mas ficou parecido hehe!!
E pra quem não sabe como é feita a massa de biscuit vou postar passo a passo como fazer, dai depois de pronta é só usar a criatividade!! 

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de maisena
  • 2 xícaras (chá) de cola branca
  • 2 colheres (sopa) de vaselina líquida ( você encontra em lojas de perfumaria).
  • 1 colher (sopa) de formol (você encontra em lojas de perfumaria) ou 1 colher (sopa) de suco de limão. Obs: Com formol o prazo de validade da massa é bem maior, mas o cheiro é muito forte então fica a seu critério.
  • 1 colher (sopa) de creme hidratante para porcelana fria não gorduroso (eu uso hidratande para pele mesmo, não muda a textura da massa)
  • Anilina ou tinta para tecido.
Como Fazer:

1 .  Despeje a maisena, a cola, a vaselina e o formol (ou suco de limão) em uma panela antiaderente. Mexa, até obter uma mistura homogênea (como uma espécie de glacê).



2 .  Leve ao fogo baixo, desgrudando a casquinha que se forma no fundo da panela (vá virando a massa e abrindo-a para que as partes moles também cozinhem) 



3.  Cozinhe por 10 minutos e desligue o fogo. A massa deverá estar totalmente desgrudada da panela, como na foto abaixo.



 
4.  Coloque a massa em uma superfície lisa e fria (como a pia) e acrescente 1 colher (sopa) de hidratante. Polvilhe maisena, até que a massa não grude mais nas mãos. Sove a massa ainda quente, até que fique com uma consistência elástica.



 

5.  Divida a massa em porções para tingi-la (comece pelas cores mais claras). Pegue uma das porções, sove e abra a massa. Distribua a tinta ( a quantidade varia de acordo com a tonalidade que você deseja).  



6.  Continue sovando, até dissolver toda a tinta.

Reserve em saco plástico, um recipiente bem tampado ou proteja com papel filme (para que não forme casca nem endureça)


Lave as mãos com detergente e faça o mesmo com todas as cores que quiser. Lembre-se de sempre reservar uma porção de massa branca. Assim, quando você precisar de uma tonalidade mais clara, bastará misturar um pouco de massa branca na massa colorida.

Outra dica importantíssima, você precisa de braços fortes pois quando a massa vai endurecendo vai ficando um pouco difícil de mexer. (As fotos acima são da Revista Artesanato passo a passo.)

Veja algumas coisas que você pode fazer com essa massa...essas eu mesma fiz!
Potes para doces  ( Baleiros)!
Porta incenso!
Tampas para potes de biscoitos!
 E muito mais!! Use sua criatividade e você verá quantas coisas lindas consegue fazer!!
Um beijãooooo da bonequinha de biscuit!!

9 comentários:

  1. Parabéns, que menina prendada,mãos de fada também tenho algumas coisas de biscuit depoi procura lá no blog.Beijos de sol parate iluminar

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Raquel, mas não me arrisco a fazer, não sou muito das artes manuais, embora a massa seja fácil de fazer e daria até para brincar com minha filha! hehe.
    Gde bj pra vc!
    Isa
    http://a-vida-de-isa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    vou tentar fazer nunca me aventurei pelo biscuit mais acho lindo as peças :)

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel tudo bem?
    Obrigada pela visita, fique feliz!
    Já me aventurei no biscuit e fiz algumas coisinhas. Mas faz muito tempo kkkk.
    Bjs. Tô te seguindo também! Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Minha garotinha Xará!
    Obrigada pelo recadinho carinhoso no meu cantinho e pode deixar que eu já estou tomando meu remédio (argh!) de novo... Já levei muita bronca do marido e dos filhos, então agora estou comportada e resignada a tomar o dito comprimido... O que vai ter de gente me lembrando se eu já engoli o danadinho, aff!!!
    Hoje estou melhor e aproveitei que tinha que ficar mais quietinha e naveguei na net o dia todo, rsrs...
    E adorei seu post ensinando a fazer os biscuits, fico fascinada com essas miniaturinhas que se pode fazer! Qualquer hora vou tentar brincar com a massinha e montar um lindo quadrinho desse na foto!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel!!! obrigada pela visitinha! fiquei muito feliz, volte sempre viu!!!. Áh, quanto ao biscuit eu adoro, mas confesso que dá uma preguiça fazer a massa e por isso eu sempre compro pronta e tingida..rssss bjocasss

    ResponderExcluir
  7. Olá Raquel,
    Que prazer receber vc lá no blog amei sua visita.
    Nunca me dei com biscuit mas mexer com tecido é mais a minha praia, muito fofos os potes que fez.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Xará!
    Olha eu aqui de novo, rsrs!
    Coloquei seu blog na minha barra lateral de blogs amigos para te ajudar a divulgar o seu cantinho amiga!!!
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Raquel! Estou me aventurando na arte do biscuit e pesquisando na net conheci seu blog. Me apaixonei pelos baleiros, pois era exatamente isso que estava procurando para a mesa de guloseimas da festa de aniversário da minha priminha, que estará completando 6 anos no dia 16/11.
    Parabéns pelo Blog. Virei fâ.
    Caso queira me fazer uma visitinha meu endereço é: http://zenaide-1967.blogspot.com
    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vinda!
Fique à vontade para comentar!
E volte sempre!!
Beijos

Raquel Siqueira