terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Crochê passo a passo!



Essa post é para quem nunca fez crochê! Vou colocar algumas dicas para que você possa entender um pouco dessa arte maravilhosa! Confesso que ensinar pessoalmente é muito mais fácil, pois você pode pegar na mão da aluna e ensinar corretamente como fazer! Mas tentarei mesmo assim!

ABREVIAÇÕES

Nas receitas de crochê você encontrará sempre uma variedade de abreviações. E é bom que desde o início se acostume com algumas delas:

carr.: Carreira

corr.: Correntinha

laç.: Laçada

p.: Ponto

p. b.: Ponto baixo

p. a.: Ponto alto

p. bxm.: Ponto baixíssimo.


GRÁFICOS

Do mesmo modo que você deve se habituar desde o começo com a receita escrita é bom que também se familiarize com a receita gráfica, onde símbolos substituem ou enriquecem as explicações tradicionais. Com os gráficos é possível visualizar o trabalho. 


APRENDENDO A FAZER

Correntinha (corr.)
1.  Forme uma laçada com a linha e introduza a agulha, como mostra a figura 1. 

2.  Traga a linha que está na ponta da agulha para dentro da laçada. 

3. Puxe a linha e aperte a laçada, formando a 1º correntinha. 

4.   Movimentando a agulha de trás para frente, traga a linha para dentro do ponto que está na agulha.

5.   Puxe a linha e aperte a laçada.

Ponto baixo (p.b.)
 
1.  Introduza a agulha na penúltima correntinha de base, como na figura acima. 

2.  Faça uma laçada, puxe a linha que está na ponta da agulha e passe-a pela correntinha. 

3.  Até aqui, você terá 2 pontos na agulha. 

4.  Faça mais 1 laçada e puxe a linha, passando-a por dentro dos 2 pontos. 

5. Com o ponto que sobrou, introduza a agulha na próxima correntinha e repita os passos acima.


Ponto alto (p.a)

 1.  Faça a laçada e introduza a agulha na 4º correntinha de base.
2.  Faça 1 laçada e puxe a linha para dentro da correntinha, ficando com 3 pontos na agulha.
3.  Faça mais 1 laçada e puxe a linha por dentro de 2 pontos que estão na agulha, restando 2 pontos.
4.  Faça mais uma laçada e puxe a linha por dentro dos 2 últimos pontos que estão na agulha.
5.  Restou apenas 1 ponto na agulha, pelo qual você começará o próximo ponto alto.

Ponto baixíssimo (p.bxm.) 
1.  Use-o para fazer diminuições ou arremates. Introduza a agulha no outro ponto e faça 1 laçada.
2.   Puxe a linha diretamente por dentro do ponto que está na agulha.

Agora sim!! Você já pode tentar fazer a bonequinha do post anterior. Tente fazer, é só ter paciência e vontade!!  Com essas dicas aqui você consegue fazer muitas outras coisas que deixarão sua casa ainda mais bonita. 

Um Beijo!!!! E até a próxima!!

7 comentários:

  1. Olá Raquel,
    Vim te conhecer, entrei no blog do Pinto da sua cunhadinha e vi o convite lá.
    Vou vasculhar por tudo aqui, porque amo crochê.
    Bem vinda a esse nosso mundinho virtual.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Passei para conhecer, achei bem explicado, para o meu mínimo conhecimento de croche. Vou esperar novos modelos. bj Cleusa

    ResponderExcluir
  3. Oiiii minha xará!!!
    Peguei carona no link do blog da Rita para chegar até aqui e gostei muito do seu. Parabéns pelo bom gosto do design do blog e pelos trabalhos em crochê, amo! Não seu fazer muita coisa além da correntinha e umas poucas laçadas que aprendi com minha avó querida...E justamente pela lembrança dela e os trabalhos lindos que nos deixou, é que sou apaixonada por qualquer coisa feita de crochê!
    Aparece no meu cantinho para uma visita e veja este post que vou deixar aqui e me diz se gosta da idéia (eu achei fofa): http://cantinhodavovojenny.blogspot.com/2010/05/pesinho-para-porta.html
    Bjs e seja bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel tudo bem?
    Vim conhecer seu blog, sua cunhada me indicou do Pinto kkkk, adorei a história dos velhinhos.
    Eu amo crochê, mas não sei fazer, nunca tive paciência para aprender. Mas amo artesanato. Parabéns lindas suas bonecas.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  5. Oii Raqueel!

    Adorei o post e estarei sempre por aqui por tenho um desejo antigo de aprender essa arte maravilhosa :)

    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Quel,

    mto obrigada por me responder....mas eu não sei usar meu blog...logo não consigo te responder por la kkkk....obrigada pelo chic kkkkk
    A Ritinha sabe q so me comunico através do andyson2010@hotmail.com....se puder mandar o preço pra lá eu agradeço ta...bjo lindinha....

    ResponderExcluir

Seja bem vinda!
Fique à vontade para comentar!
E volte sempre!!
Beijos

Raquel Siqueira